terça-feira, 12 de agosto de 2014

VANESSA VIDAL | Entrevista no Jô Soares







Gente esse vídeo refere-se a uma entrevista com a miss Ceará 2008 Vanessa Vidal ela é surda -muda, na entrevista ela conta as dificuldades que passa e fatos engraçados que acontece com ela. Vale a pena assistir.

Disponível em :https://www.youtube.com/watch?v=Di8cU8uR4Lw





domingo, 10 de agosto de 2014

Olha só gente que aplicativo bacana,chama-se Hand Talk,traduzindo para o português mãos que falam.
Esse aplicativo foi desenvolvido por jovens alagoanos para inclusão social de deficientes auditivos, confiram a notícia na íntegra.



Aplicativo alagoano Hand Talk é eleito o melhor do mundo em concurso 

Alagoanos disputaram concurso da ONU com jovens de vários países.
Projeto eleito traduz texto, som e imagem para a linguagem de libras

 A bandeira de Alagoas esteve em destaque no palco do maior prêmio de tecnologia móvel do mundo. O aplicativo Hand Talk (Mãos que Falam), criado por três jovens alagoanos foi escolhido nesta terça-feira (5), o melhor na categoria Inclusão Social do prêmio WSA-Mobile em um concurso promovido pela ONU, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
O aplicativo, que tem o objetivo de levar inclusão social a deficientes auditivos, concorreu com outros quatro aplicativos na categoria.
Em Abu Dahbi desde o dia 2 de fevereiro, os sócios criadores do Hand Talk, Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz afirmaram estar bastante ansiosos com a premiação.
Ao saberem o resultado, os jovens fizeram questão de levar a bandeira de Alagoas para o palco onde fizeram os agradecimentos aos familiares, amigos e ao secretário de Tecnologia de Alagoas, Eduardo Setton.
"A sensação é indescritível. Um beijo para todos que torceram por nós, familiares, amigos", falou, emocionado, Ronaldo Tenório.
Jovens estamparam a bandeira de Alagoas durante a comemoração (Foto: Divulgação/ Ronaldo Tenório)Alagoanos estenderam a bandeira do estado durante a premiação (Foto: Arquivo pessoal/ Ronaldo Tenório)
Segundo o empresário e investidor anjo, João Kepler, durante os dias de exposição, o stand do Hand Talk foi um dos mais procurados. Oitenta jurados votaram na premiação.
Tecnologia 3D
Hugo. Esse é o nome do boneco de aparência simpática que será o interlocutor entre o Hand Talk e os deficientes auditivos usuários da tecnologia. Os criadores realizaram estudos de linguagem corporal e tiveram o cuidado de garantir que Hugo fosse um personagem atrativo.

Veja como funciona o aplicativo clicando aqui.
“Usamos uma tecnologia 3D, onde chegamos à conclusão que Hugo deveria ser magro, com uma cabeça grande e dedos finos para facilitar na gesticulação”, disse o arquiteto e chefe de operações do Hand Talk, Thadeu Luz, 27.
Aplicativo criado por três jovens alagoanos foi escolhido o melhor do mundo no prêmio de tecnologia (Foto: Divulgação/Ronaldo Tenório) 
Jovens empreendedores momentos antes da
premiação (Foto: Arquivo pessoal/Ronaldo Tenório)
De acordo com ele, o aplicativo não é só um dicionário ou tradutor gramatical da língua portuguesa para libras. “Através de uma biblioteca de animação, programada por um conjunto de mais de 300 palavras, o Hand Talk converte dados de texto, som e imagem que são traduzidos em libras pelo Hugo”, contou.
Concurso
Considerado o Oscar da tecnologia móvel, o WSA-mobile contempla e promove os projetos com melhores conteúdos e aplicativos on-line em diversas categorias. Entre os 435 projetos de 102 países inscritos gratuitamente no prêmio, o Hand Talk e o MyFunCity são os únicos representantes brasileiros na disputa. A escolha do melhor app aconteceu através de votação no site da WSA.


Bibliografia
disponível em <http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/02/aplicativo-alagoano-hand-talk-e-eleito-o-melhor-do-mundo-em-concurso.html>

Disponível em: http://campus.fac.unb.br/component/k2/item/2554-escola-publica-bilingue-para-surdos

sábado, 9 de agosto de 2014

Olha que interessante.


Imagine - Glee (Henrique e Abigail em Libras)





Olha só pessoal que interpretação bacana da música "imagine" de John Lennon em libras.

Campainha luminosa-cultura surda

Essa é uma  atividade proposta pelo curso de ciências biológicas da Universidade Estadual do Ceará.
Disciplina: LIBRAS

Achei muito interessante esse tipo de campainha para surdos,ao invés de produzir um som como é as campainhas para ouvintes,essa campainha emite uma luz.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Essa atividade faz parte do trabalho de Acc sobre resíduos sólidos oferecido pela Universidade Estadual do Ceará.
Etapas de instalação de um aterro sanitário 
 
imagem google imagens



A primeira etapa de um projeto de aterro sanitário é a escolha de uma área onde ele será implantado e operado. Assim, podemos dizer que o bom desempenho de um aterro sanitário, sob os aspectos ambientais, técnicos, econômicos, sociais e de saúde pública, está diretamente ligado a uma adequada escolha de área de implantação.

 









 imagem google imagens 


Depois de escolhida a área o solo é compactado e é colocada uma camada de material inerte e impermeabilizante. Essa etapa é chamada de impermeabilização e tem o objetivo de evitar a infiltração do chorume no solo e a contaminação dos recursos hídricos.
  
 

 imagem google imagens 


A próxima etapa é a instalação de um sistema de drenagem do chorume, constituída por tubos perfurados que irão coletar o percolado e conduzi-lo até a estação de tratamento.

Nessa etapa são instalados tubos horizontais também perfurados que terão a finalidade de captar o gás gerado pela decomposição da matéria orgânica.
 


 
 imagem google imagens 

Nessa etapa os resíduos depois de serem compactados são cobertos por uma camada de solo e assim sucessivamente até o fechamento do aterro.
O fechamento do aterro consiste na cobertura final com mantas impermeáveis e cobertura com solo compactado e, então é colocada vegetação na área.

Vantagens dos aterros controlados 
Na maioria dos casos os aterros controlados são a remediação dos lixões  que passaram a reduzir os impactos ambientais e a gerenciar o recebimento de novos resíduos.Algumas de suas vantagens são:
  • O chorume do lixão passa a ser recirculado para facilitar a decomposição da montanha de lixo que está no local; 
  • A área de um antigo lixão recebe  uma cobertura de manta plástica impermeável, para evitar que a água da chuva carregue mais chorume para os lençóis freáticos.
  • É criada uma cobertura de terra com grama para não atrair animais que podem transmitir doenças. 


 Bibliografia 
Funcionamento do aterro sanitário < http://tics.ifsul.edu.br/matriz/conteudo/disciplinas/dfr/biblioteca/funcionamento_do_aterro_sanitario.swf> Acesso em 11 de julho de 2014.
Aterro controlado <http://www.ecochoice.com.br/dicas.aspx?category=1&idd=39> Acesso em 11 de julho de 2014.




quarta-feira, 30 de abril de 2014

Resenha do filme “Pro dia nascer feliz” de João Jardim




O filme fala das desigualdades encontradas nas escolas do Brasil tomando como base escolas de três lugares diferentes sendo esses lugares São Paulo, Pernambuco, Duque de Caxias no Rio de Janeiro.
O diretor do filme João Jardim nos mostra a triste realidade brasileira, as diferenças encontradas nas escolas, de um lado uma escola em situação precária e de outro uma escola de luxo. Pessoas com diferentes perspectivas de vida são mostradas ao longo do filme adolescentes, de escolas publicas que sonham em fazer algo no futuro e do outro lado adolescentes que não sabe o querem para o futuro e que não sabem nem se irão ter algum futuro.
Escolas onde no banheiro falta encanação e telhas, escolas de luxo onde os alunos se cobram para que se “saiam” bem nas disciplinas.
Também podemos observar a desmotivação dos professores das escolas publicas com a situação dos alunos, que vão para as escolas sem nenhum interesse em aprender e que muitos deles nem chegam a entrar na sala de aula e que estão ali com outros intuitos menos o de estudar.
Diferente do que podemos observar nas escolas de rede privada, alunos interessados em aprender e que tem uma visão e uma perspectiva diferente do mundo.
Por fim, o filme nos mostra a realidade do nosso país, que não investem nos seus futuros cidadãos brasileiro  até porque todos sabem que o futuro de um país são os seus jovens, a partir daí o autor nos da uma direção e tenta  nos mostrar o que esta errado e no que podemos melhora para que o nosso país siga adiante.