sexta-feira, 11 de julho de 2014

Essa atividade faz parte do trabalho de Acc sobre resíduos sólidos oferecido pela Universidade Estadual do Ceará.
Etapas de instalação de um aterro sanitário 
 
imagem google imagens



A primeira etapa de um projeto de aterro sanitário é a escolha de uma área onde ele será implantado e operado. Assim, podemos dizer que o bom desempenho de um aterro sanitário, sob os aspectos ambientais, técnicos, econômicos, sociais e de saúde pública, está diretamente ligado a uma adequada escolha de área de implantação.

 









 imagem google imagens 


Depois de escolhida a área o solo é compactado e é colocada uma camada de material inerte e impermeabilizante. Essa etapa é chamada de impermeabilização e tem o objetivo de evitar a infiltração do chorume no solo e a contaminação dos recursos hídricos.
  
 

 imagem google imagens 


A próxima etapa é a instalação de um sistema de drenagem do chorume, constituída por tubos perfurados que irão coletar o percolado e conduzi-lo até a estação de tratamento.

Nessa etapa são instalados tubos horizontais também perfurados que terão a finalidade de captar o gás gerado pela decomposição da matéria orgânica.
 


 
 imagem google imagens 

Nessa etapa os resíduos depois de serem compactados são cobertos por uma camada de solo e assim sucessivamente até o fechamento do aterro.
O fechamento do aterro consiste na cobertura final com mantas impermeáveis e cobertura com solo compactado e, então é colocada vegetação na área.

Vantagens dos aterros controlados 
Na maioria dos casos os aterros controlados são a remediação dos lixões  que passaram a reduzir os impactos ambientais e a gerenciar o recebimento de novos resíduos.Algumas de suas vantagens são:
  • O chorume do lixão passa a ser recirculado para facilitar a decomposição da montanha de lixo que está no local; 
  • A área de um antigo lixão recebe  uma cobertura de manta plástica impermeável, para evitar que a água da chuva carregue mais chorume para os lençóis freáticos.
  • É criada uma cobertura de terra com grama para não atrair animais que podem transmitir doenças. 


 Bibliografia 
Funcionamento do aterro sanitário < http://tics.ifsul.edu.br/matriz/conteudo/disciplinas/dfr/biblioteca/funcionamento_do_aterro_sanitario.swf> Acesso em 11 de julho de 2014.
Aterro controlado <http://www.ecochoice.com.br/dicas.aspx?category=1&idd=39> Acesso em 11 de julho de 2014.