quarta-feira, 30 de abril de 2014



MUDAM LÁ, APRENDAM CÁ: A saga de um matuto
na cidade grande nos tempos da Reforma

Projeto realizado na Escola  Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz- Cascavel-ce
Autora: Maria Elisângela de Souza Barreto
Coautora: Francisca Silva de Sousa
Estudantes colaboradores: Bruno Mariano Pereira Freires, Emanoel Alves Cavalcante,Keversson Rocha Xavier, Raul Teles Gonçalves Monteiro.
 PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO: 06 de junho de 2011 a 31 de dezembro de 2012.

Keversson, Raul e Emanoel apresentando o teatro sobre o cordel.



O projeto MUDAM LÁ, APRENDAM CÁ: A saga de um matuto na cidade grande nos tempos da Reforma,  foi realizado no período de 06 de junho de 2011 a 31 de dezembro de 2012. A ação foi motivada pela necessidade se melhorar o conhecimento quanto à nova ortografia da língua portuguesa, definida pelo Acordo Ortográfico firmado entre os países que têm o português como língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné – Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, que decidiram após longa discussão unificar sua ortografia, por ser a única língua ocidental a possuir duas grafias oficiais. Esta reforma ortográfica facilitaria a circulação de documentos oficiais e livros, entre países, sem que seja necessário fazer uma tradução do material. Além de contribuir para que o português se estabeleça como um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU) e adquira prestígio internacional. Esta mudança na grafia da língua e passou a vigorar no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2009 e o período de transição para as novas regras ortográficas se finaliza em 31 de dezembro de 2012, porém os falantes do idioma ainda não se adaptaram à nova escrita que será vigente em todos os campos do conhecimento. Considerando que a grafia correta da língua portuguesa é algo imprescindível para se alcançar êxito na dimensão escolar, profissional e social, o fato de o falante não conhecer as mudanças na grafia de sua língua materna seria mais uma problemática na área educacional. A partir disto surgiu o interesse de desenvolver atividades pedagógicas que pudessem facilitar a internalização das mudanças ortográficas, além de divulgar a importância do Acordo. As estratégias traçadas se configurariam como facilitadoras do processo de aprendizagem da nova ortografia do português, tanto para os atuais estudantes quanto para os que já deixaram o sistema regular de ensino.
As atividades desenvolvidas tiveram início no dia 06 de junho de 2011 quando o grupo se reuniu para pensar em um projeto que pudesse ser apresentado na feira de ciências da escola, no entanto no momento de discussão surgiu a ideia de desenvolver algo que fosse além da feira de ciência e que pudesse amenizar um problema real na escola e na comunidade de modo geral.
Dai surgiu a ideia da criação de um cordel, tentando criar um enredo dinâmico e divertido e que chamasse atenção para as mudanças ortográficas do português, tal como mostra o trecho a seguir:


(...) Meu “fi” preste atenção
no que agora vou falar:
Com esse currículo errado
não dá pra te contratar.
Cadê o trema do “tranquilo”?
Por que não botou “aquilo”?
Minha escolha é te recusar.

Recusado era pra ser o senhor
por ser mal informado.
Há sete anos atrás
o Acordo foi ratificado.
O seu “tranqüilo” tá incorreto,
o meu negócio é papo reto
e o trema foi retirado.(...)
Durante a realização do projeto os integrantes participaram de alguns eventos científicos, como feiras e fóruns, obtendo os seguintes resultados: 1º lugar na categoria Linguagens e Códigos na III Feira de Ciências e Cultura da 9ª CREDE 2011 (Horizonte/CE); 1º lugar na categoria Linguagens e Códigos e 1º lugar geral na V Feira Estadual de Ciência e Cultura 2011 (Fortaleza/CE); 2º lugar na categoria Voto Popular, 3º lugar Fundação ABRIC, 3º lugar na categoria Ciências Humanas e 3º lugar geral na categoria Criatividade na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia-FEBRACE 2012 (São Paulo/SP); Participação no VI Foro Internacional de Ciencia e Ingenieria 2012 (Santiago/Chile) e 1º lugar na categoria Ciências Humanas Ensino Médio na III Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí 2012 (Igarapé-Miri/PA).
 
 Keversson e Raul após premiação na FEBRACE

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