quarta-feira, 18 de novembro de 2015



Relação entre Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade: aspectos positivos e negativos

A Biotecnologia explora processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar a vida e saúde das pessoas. A Biotecnologia moderna engloba áreas de aplicações biológicas em saúde e biomedicina, na agricultura e na produção de insumos industriais, com uma forte orientação multidisciplinar e experimental. São produtos e inovações que contribuem para combater doenças, alimentar os famintos, usar energia mais limpa e em menor quantidade, reduzir o passivo ambiental e proporcionar processos industriais mais seguros, limpos e eficientes.
O meio ambiente não é apenas as flores e as borboletas que muito nos sensibilizam e das quais muito gostamos. Mas meio ambiente são as relações. E meio ambiente é um conceito antropocêntrico. São as consequências de todas as relações entre os meios que são produzidas pelo homem e que podem impactar a própria espécie humana.
Sustentabilidade está definida como a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manterem dentro de um ambiente sem causar impactos a esse ambiente. Os pontos mais relevantes da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.
Com os conceitos acima agora podemos fazer relação entre Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade: aspectos positivos e negativos.
A biotecnologia é dividida em varias áreas e uma delas é a fabricação de alimentos transgênicos, é um processo realizado pela engenharia genética e constitui-se em: alimentos modificados geneticamente com a alteração do código genético, isto é, é inserido nos organismos genes proveniente de outro. Esse procedimento pode ser feito até mesmo entre organismos de espécies diferentes (inserção de um gene de um vírus em uma planta, por exemplo). O procedimento pode ser realizado com plantas, animais e micro-organismos. Porém quando se fala em transgênicos existem vários pontos, segundo alguns cientistas o uso de alimentos transgênicos podem trazer:
  •   Aumento das alergia
  •    Aumento de resistência aos antibióticos
  •  Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.
  •   Aumento das substâncias tóxicas
  •   Maior quantidade de resíduos de agrotóxicos
Desses pontos acima podemos da ênfase nos dois últimos pontos, que são bastante prejudiciais ao meio ambiente, que são o uso de substâncias tóxicas e uso de agrotóxicos.
O agrotóxico visa alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Também são considerados agrotóxicos as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento. Contudo com seu uso indiscriminado eles acabam causando prejuízos para o meio ambiente. O agrotóxico visa alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Também são considerados agrotóxicos as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.
Porém o uso indevido e indiscriminado desse produto pode causar danos ao meio ambiente como contaminação da água, da terra e muitas vezes são encontrados dispersos no ar.
Mais por outro lado os alimentos transgênicos também tem seus pontos positivos, são eles:
  •  Aumento da produção de alimentos;
  •   Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos);
  •  Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento
O aumento da produtividade é um dos maiores benefícios já constatados dos transgênicos. Cultivos modificados geneticamente para serem resistentes a herbicidas e pragas já estão sendo plantados em diversos países. A redução do impacto ambiental de plantios que demandam menos agrotóxicos também é apontada como uma grande vantagem, bem como a adaptação de cultivos a diferentes condições ambientais. Para os especialistas, um dos maiores benefícios dos transgênicos seria o aumento dos valores nutricionais de diversos alimentos, caso do arroz enriquecido com vitamina A.


                 Fonte: google imagens



Referência
Agrotóxicos disponível em < http://www.mma.gov.br/seguranca-quimica/agrotoxicos> acesso em 17 de nov. 2015
Alimentos transgênicos disponível em < https://www.algosobre.com.br/biologia/alimentos-transgenicos.html> Acesso em 17 de nov.2015
O que é biotecnologia disponível em <http://www.sjc.unifesp.br/biotec_ict/?page_id=46> acesso em 16 de nov.2015
O que é biotecnologia disponível em <http://www.fiesp.com.br/o-que-e-biotecnologia/> acesso em 16 de nov.2015
Saiba o que são os alimentos transgênicos e quais os seus riscos disponível em < http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/saiba-o-que-sao-os-alimentos-transgenicos-e-quais-os-seus-riscos> acesso em 17 de nov. 2015.
Transgênicos vilões ou mocinhos? Disponível em <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/transgenicos2.php> Acesso em 18 de nov. 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário