quinta-feira, 17 de abril de 2014



Composição do alunado e qualidade da educação básica

Esse artigo é uma pesquisa que analisa o interesse dos alunos de escolas públicas do estado do Espírito Santo pelos estudos. Foi retirado desse link http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/index.php/contemporanea/article/view/94/86 da revista contemporânea de educação.
Nessa pesquisa foi observado que o impacto mais negativo foi o atraso escolar, muito interessante este artigo já que vários fatores de dificuldades na educação básica foram colocados em números, e por ele podemos tirar algumas conclusões sobre o nosso ensino básico e onde podemos melhorar.

Bibliografia

 
Composição do alunado e qualidade da educação básica disponível em <
www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/index.php/contemporanea/article/view/94/86> Acesso em 17 de abril de 2014.

3 comentários:

  1. Olá Taline!
    Excelente artigo, pois ele nos trás informações sobre a demonstração de fatores que caracterizam a composição de um alunado e os efeitos dos resultados que poderão vim a gerar, isso é de suma importância para nossos conhecimentos, onde a partir de pesquisas que levam a esclarecer da importância de fatores que podem vim a ajudar no desempenho de alunos em escolas, consequentemente podemos ter como esclarecido o fator socioeconômico nos resultados dos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto Taline!
    Esse artigo nos revela que a situação socioeconômica de um ambiente escolar influencia significativamente o interesse dos alunos em frequentarem a escola, em participar das atividades realizadas e de se empenharem mais nos estudos, aprimorando cada vez mais suas competências. Outro aspectos também devem ser levados em consideração, por exemplo: o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos, a capacitação do corpo docente e a comunidade à qual a escola faz parte.

    ResponderExcluir
  3. Olá Taline,
    O Texto Composição do Alunado e Qualidade da Educação Básica, nos leva a concluir que a escola que o aluno frequenta, faz diferença em relação ao seu desempenho. A composição socioeconômica média do aluno, tem influência nos resultados escolares. Confirmamos a tese da importância da organização e gestão da escola, baseada na competência, compromisso e liderança do diretor e comprometimento coletivo do corpo docente com o aprendizado dos alunos. É fundamental também, a valorização dos professores por meio de um salário digno, sólida formação inicial, formação continuada permanente e estilo pedagógico. Por parte do aluno, a escola deve buscar o interesse e motivação, sem esquecer a parceria família/escola. O desempenho do aluno é uma interação de fatores individuais, familiares e escolares.

    ResponderExcluir